pesquisa rápida

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A poluição





                                                         A poluição



A poluição está presente na sua vida destruindo a natureza e muito mais. A liberação de
CFC aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta o efeito estufa e o aquecimento global!
       1.EXPLORANDO O PROBLEMA

    A maioria das pessoas que vivem em uma grande cidade conhece a poluição do ar. Devido á poluição do ar, a cor do céu pode se modificar, passando do azul para o cinza e de noite para o laranja, que é tanto mais escuro ou alaranjado quanto maior for a poluição. Também percebemos a poluição pelo mau cheiro que o ar apresenta. Dificuldade para respirar, irritação nos olhos e alguns problemas de saúde como tosse e asma também podem ser consequência do ar poluído e da fumaça.
Um dos poluentes mais comuns encontrados no ar das grandes cidades é o gás
Monóxido de carbono. Ele é produzido na queima de materiais como carvão, gasolina e madeira. Assim, o monóxido de carbono está presente na fumaça produzida por veículos e também pelas chaminés das indústrias. Os efeitos do monóxido de carbono podem causar no organismo variam de acordo com a quantidade desse gás presente no ar. Quanto maior a quantidade  de monóxido de carbono,mais graves são os efeitos na saúde humana e dos animais.Outro gás poluente contido na fumaça de muitos tipos de indústrias é o óxido de enxofre.esse poluente provoca  bronquite,irritação nos olhos e na garganta e,conforme a quantidade,pode até matar!O óxido de enxofre é um dos responsáveis pela formação das chuvas ácidas. As chuvas ácidas prejudicam seres humanos, plantas, animais e danificam a pintura dos carros e edifícios. a chuva ácida ocorre geralmente onde há fábricas e nas regiões de ilhas de calor.A atividade nas indústrias e os automóveis liberam poluentes na atmosfera.esses poluentes na atmosfera.esses poluentes combinam-se com o vapor de água e o gás oxigênio da atmosfera,formando substâncias ácidas.quando dissolvidas na chuva,essas substâncias formam a chuva ácida.
2.ANALIZAR O PROBLEMA


 Vamos dar um exemplo: Em uma cidade com um grande parque industrial, as pessoas que moravam próximo das indústrias começaram a se queixar constantemente de dores de cabeça e de irritação na garganta e nos olhos. Os médicos também perceberam que o número de doenças como asma e bronquite haviam triplicado. Em diversos bairros dessa cidade, existem grandes mostradores que indicam a QUALIDADE DO AR. Neles ,podemos ler as seguintes informações:

.Boa.

Aceitável

INADEQUADA

RUIM

PÈSSIMA

CRÌTICA

Os moradores se queixaram as autoridades que,em diversos bairros,a qualidade do ar indicava estava sempre entre ruim e inadequada.Em alguns bairros,os indicadores chegavam a indicar PÉSSIMA.isso acontecia frequentemente por volta das 18 horas,quando as pessoas  estavam saindo do trabalho e indo para casa.e na região Industrial o ar estava quase sempre CRÍTICO.As autoridades convocaram uma reunião com a população e com os donos das fábricas instaladas na cidade para discutir o assunto.Todos concluíram que a cidade estava sofrendo com a poluição do ar.
                 3.TOMAR UMA DECISÂO

Durante a reunião, os participantes sugeriram medidas para minimizar o problema da cidade. Algumas foram:

1.Obrigar as fábricas a instalar filtros nas chaminés.
2.Adotar um sistema de rodízio de veículos,de modo que as pessoas tenham que deixar seus carros em casa pelo menos um dia por semana.
3.Melhorar o transporte coletivo,aumentando a quantidade de ônibus e metrôs em circulação.
 4.arborizar a cidade
Assim a qualidade do ar passou para entre BOA e ACEITÁVEL.isso mostra que todos podemos fazer a diferença.


fonte:livro de ciências da quinta série

Um comentário: