pesquisa rápida

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ave rara encontrada nas proximidades de piquet carneiro

cidades pequenas e seus arredores podem supreender,a proximidade da mata,alèm do povo hospitaleiro,cuidam do meio ambiente,embora alguns não o façam,mas aqui è bom falar de quem ajuda,e vamos falar deles,o jornal que corre pelas proximidades(sìtios,distrìtos)do municìpio de piquet carneiro consegue uma foto de uma ave rara,o Urutau,veja reportagen abaixo:
 
você consegue indentificar uma ave na imagem?embora não seja a tirada para o jornal,è um exemplo.
                 Ave rara è encontrada no sìtio açude velho
                                        Ornintologia-nosso bioma,o Urutau ou mãe-da-lua

Uma ave,espècie rara de se ver,e que se encontra em extinção,despertou curiosidade nos moradores do sìtio açude velho,em piquet carneiro.trata-se do Urutau,que na lingua indigina significa "pàssaro fantasma".No Cearà,esta ave è chamada,comunmente,de Mãe-da-lua.Embora não se capte com facilidade,nas noites enluaradas o canto da Mãe-da-lua ecoa pelos ares do sertão.Segundo quem jà ouviu tais acordes,a vocalização do Urutau soa de forma triste e melancòlica,imitando uma frase do tipo:João,foi,foi,foi...
Segundo a Wikipèdia:
"Os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também são chamados de mãe-da-lua.
O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno vôo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.
Parabèns a equipe do jornal folha do sertão que,segundo eles,conseguiram a foto com Patricia,a mesma teve iniciativa,e sorte de fotografar nossa estranha ave que de divulgadas nas pàginas do folha para o mundo!

Comentàrios,crèdito,e foto original:
Equipe folha do sertão:
editor-chefe
Roberto nunes

Editor executivo
J.guedes

Reportagens
J.guedes

Fotos
Wilker nunes

Diagramação
Claudênio Bastos Amorim
Colaboradores
Laèrcio Virtuano
Wèlio Ferreira
Carlos Audi
Helany Holanda
Josè Roberto Duarte

Colunistas
Osmar Lucena Filho
Celso Albuquerque
 Rev.Lucar Guimarães
Josè Iomar

Comercial
(88)3565-1998/9617-1167
E-mails


Um comentário: