Cascavel. Praia já é destino para diversão no primeiro dia do ano, e para os outros dias de férias é no litoral que não falta opção, enquanto lá mesmo os destinos são multiplicados. A Praia de Águas Belas, em Cascavel, localizada no Litoral Leste do Estado do Ceará, só recentemente entrou no roteiro turístico litorâneo. Ampliando os atrativos no local, uma novidade é uma trilha ecológica em carros tracionados que levam a um por-do-sol imperdível no chamado "Morro do Bugueiro".
Além das praias tradicionais, também figura um turismo que não precisou expulsar comunidades para existir, e elas próprias compõem o cartão-postal. É a Praia do Batoque, em Aquiraz, tão tranquila que o sol não se põe: deita-se.
Quando se fala em destino turístico em Cascavel, o primeiro nome que vêm à mente é Caponga, um pedaço de praia já bastante conhecido e onde se comem deliciosos pratos à base de sardinha - e sem espinhas! Mas Águas Belas é onde "o sol beija a lua e o rio abraça o mar", expressão que não sai da boca do presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc), Mamede Rebouças, empreendedor local.
Proximidade
Caponga e Águas Belas são tão próximas que pode não ser tão fácil dizer quando termina uma e começa a outra. Mas um aventuroso passeio de balsa num braço de mar, depois buggy com trilha ecológica sob morros e dunas com direito ao pôr-do-sol é certamente em Águas Belas.
De dia o braço de mar é seco, e quando a maré sobe entra em cena "seu Dedé", em sua minibalsa para pontear os turistas no buggy até o "Morro do Bugueiro". De lá, guias turísticos como o bugueiro José Paulino revelam as paisagens e, de muito bom humor, conduzem os grupos de turistas.
Descoberta
Com a "descoberta" da trilha, há cerca de seis meses, já muitos turistas de vários Estados lá estiveram. O passeio dura uma hora e meia.
"Por favor, só não deixem que isso mude", diz para Mamede a turista Denise Ribeiro, do Rio de Janeiro. Esteve em Águas Belas com as amigas Elizabete Posada (RJ), Araci Funcke (RS) e Mônica Amaro (RJ). Não mudar é preservar a paisagem local e o próprio aproveitamento espacial de barracas e pousadas. A Barraca Delícia da Jangada já encanta pela arquitetura em madeira e palha, música ambiente e um andar superior para quem quer comer com uma paisagem panorâmica do mar.
A turista Denise reclama que tem lugares turísticos que são tão mal explorados que não duram muito tempo.
Preocupação
"Aqui a gente se preocupa com o ser humano. Isso quer dizer, a gente se preocupa com o turista, com a qualidade de atendimento, mas também qualificar a própria comunidade para se beneficiar do turismo. Então isso aqui é nosso", diz Mamede, que um dia foi técnico de edificações e hoje é empreendedor e "faz-tudo" da Pousada Jangadas da Caponga e da barraca e restaurante Delícias da Jangada, esta em parceria com o bugueiro Edonízio Queiroz.
Os profissionais que atuam no local fizeram cursos de capacitação com Sebrae e também com o Senac.
A Delícias da Jangada tem capacidade para atender até 400 pessoas e dispõe de programação semanal, com caranguejada e o "por-do-som", com atração musical aos sábados. A culinária local também é outro atrativo - todos os anos o Município realiza o Festival da Sardinha.
São tantos e tão diferentes pratos que, quem chega ao local, tem a oportunidade de degustar de bolinha de queijo com sardinha à acarajé de sardinha. Vale à pena conhecer e apreciar este cardápio!
COMUNITÁRIO E ECOLÓGICO
Batoque é destino ecossustentável
Aquiraz. Ao turista de qualquer lugar um importante recado: tem gente que mora onde você passa férias. Em lugares onde as comunidades dos povos do mar permanecem desde que nasceram, de forma resistente difundindo a cultura local, o turismo ganha importância não só econômica, mas social. Há seis anos a primeira Reserva Extrativista do Ceará (Resex), a comunidade da Praia do Batoque, em Aquiraz, é destino turístico ecossustentável para as férias de quem descansa e, também, aprende.
Artesanato local, pousada construída em 2010, bares, restaurantes, empreendimentos turísticos encontrados no Batoque pertencem à comunidade. Tudo é muito simples, nem por isso deixa de ser aconchegante. Lá vivem cerca de 320 famílias que têm a pesca como principal atividade geradora de renda. O turismo chegou tem pouco tempo, e tem crescido graças a parcerias como a Rede de Turismo Comunitário (Rede Tucum), com sede em Fortaleza e que atua em diversos pontos do litoral do Ceará estimulando um turismo cultural ao cargo dos próprios povos do mar.
Pelo turismo e a difusão das expressões culturais, a intenção é que as famílias permaneçam em suas comunidades e resistam à especulação imobiliária. No ano passado, alguns dos moradores mais antigos receberam o título de "Guardiães da Memória", pelo exemplo de resistência local.
No ano passado foi inaugurada a Pousada Marisol. Fica de frente para o mar. Cada quarto tem uma palavra que representa as atividades locais: pesca, paisagens do Batoque e renda. Vale à pena conferir.
MAIS INFORMAÇÕES
Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc) - Ceará
(85) 3334.8723 / 9697.3666
Rede de Turismo Comunitário (Rede Tucum) - Fortaleza
Monica Bonadiman
Telefone: (85) 9943.52 20
Melquíades Júnior
Colaborador
Aos turistas, é oferecido, na Praia de Águas Belas, um aventuroso passeio de balsa |
PRAIA DE ÁGUAS Belas, no Município de Cascavel, Litoral Leste do Ceará. Recentemente, os visitantes estão fazendo uma trilha ecológica ao Morro do Bugueiro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário