pesquisa rápida

domingo, 9 de janeiro de 2011

Turismo alia meio ambiente

Estado onde o Sol predomina a maior parte do ano, o Ceará tem, em suas diversas regiões, atrativos para as férias
Cascavel. Praia já é destino para diversão no primeiro dia do ano, e para os outros dias de férias é no litoral que não falta opção, enquanto lá mesmo os destinos são multiplicados. A Praia de Águas Belas, em Cascavel, localizada no Litoral Leste do Estado do Ceará, só recentemente entrou no roteiro turístico litorâneo. Ampliando os atrativos no local, uma novidade é uma trilha ecológica em carros tracionados que levam a um por-do-sol imperdível no chamado "Morro do Bugueiro".

Além das praias tradicionais, também figura um turismo que não precisou expulsar comunidades para existir, e elas próprias compõem o cartão-postal. É a Praia do Batoque, em Aquiraz, tão tranquila que o sol não se põe: deita-se.

Quando se fala em destino turístico em Cascavel, o primeiro nome que vêm à mente é Caponga, um pedaço de praia já bastante conhecido e onde se comem deliciosos pratos à base de sardinha - e sem espinhas! Mas Águas Belas é onde "o sol beija a lua e o rio abraça o mar", expressão que não sai da boca do presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc), Mamede Rebouças, empreendedor local.

Proximidade
Caponga e Águas Belas são tão próximas que pode não ser tão fácil dizer quando termina uma e começa a outra. Mas um aventuroso passeio de balsa num braço de mar, depois buggy com trilha ecológica sob morros e dunas com direito ao pôr-do-sol é certamente em Águas Belas.

De dia o braço de mar é seco, e quando a maré sobe entra em cena "seu Dedé", em sua minibalsa para pontear os turistas no buggy até o "Morro do Bugueiro". De lá, guias turísticos como o bugueiro José Paulino revelam as paisagens e, de muito bom humor, conduzem os grupos de turistas.

Descoberta
Com a "descoberta" da trilha, há cerca de seis meses, já muitos turistas de vários Estados lá estiveram. O passeio dura uma hora e meia.

"Por favor, só não deixem que isso mude", diz para Mamede a turista Denise Ribeiro, do Rio de Janeiro. Esteve em Águas Belas com as amigas Elizabete Posada (RJ), Araci Funcke (RS) e Mônica Amaro (RJ). Não mudar é preservar a paisagem local e o próprio aproveitamento espacial de barracas e pousadas. A Barraca Delícia da Jangada já encanta pela arquitetura em madeira e palha, música ambiente e um andar superior para quem quer comer com uma paisagem panorâmica do mar.

A turista Denise reclama que tem lugares turísticos que são tão mal explorados que não duram muito tempo.

Preocupação
"Aqui a gente se preocupa com o ser humano. Isso quer dizer, a gente se preocupa com o turista, com a qualidade de atendimento, mas também qualificar a própria comunidade para se beneficiar do turismo. Então isso aqui é nosso", diz Mamede, que um dia foi técnico de edificações e hoje é empreendedor e "faz-tudo" da Pousada Jangadas da Caponga e da barraca e restaurante Delícias da Jangada, esta em parceria com o bugueiro Edonízio Queiroz.

Os profissionais que atuam no local fizeram cursos de capacitação com Sebrae e também com o Senac.

A Delícias da Jangada tem capacidade para atender até 400 pessoas e dispõe de programação semanal, com caranguejada e o "por-do-som", com atração musical aos sábados. A culinária local também é outro atrativo - todos os anos o Município realiza o Festival da Sardinha.

São tantos e tão diferentes pratos que, quem chega ao local, tem a oportunidade de degustar de bolinha de queijo com sardinha à acarajé de sardinha. Vale à pena conhecer e apreciar este cardápio!

COMUNITÁRIO E ECOLÓGICO
Batoque é destino ecossustentável
Aquiraz. Ao turista de qualquer lugar um importante recado: tem gente que mora onde você passa férias. Em lugares onde as comunidades dos povos do mar permanecem desde que nasceram, de forma resistente difundindo a cultura local, o turismo ganha importância não só econômica, mas social. Há seis anos a primeira Reserva Extrativista do Ceará (Resex), a comunidade da Praia do Batoque, em Aquiraz, é destino turístico ecossustentável para as férias de quem descansa e, também, aprende.

Artesanato local, pousada construída em 2010, bares, restaurantes, empreendimentos turísticos encontrados no Batoque pertencem à comunidade. Tudo é muito simples, nem por isso deixa de ser aconchegante. Lá vivem cerca de 320 famílias que têm a pesca como principal atividade geradora de renda. O turismo chegou tem pouco tempo, e tem crescido graças a parcerias como a Rede de Turismo Comunitário (Rede Tucum), com sede em Fortaleza e que atua em diversos pontos do litoral do Ceará estimulando um turismo cultural ao cargo dos próprios povos do mar.

Pelo turismo e a difusão das expressões culturais, a intenção é que as famílias permaneçam em suas comunidades e resistam à especulação imobiliária. No ano passado, alguns dos moradores mais antigos receberam o título de "Guardiães da Memória", pelo exemplo de resistência local.

No ano passado foi inaugurada a Pousada Marisol. Fica de frente para o mar. Cada quarto tem uma palavra que representa as atividades locais: pesca, paisagens do Batoque e renda. Vale à pena conferir.

MAIS INFORMAÇÕES
Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc) - Ceará

(85) 3334.8723 / 9697.3666

Rede de Turismo Comunitário (Rede Tucum) - Fortaleza

Monica Bonadiman

Telefone: (85) 9943.52 20



Melquíades Júnior
Colaborador
Aos turistas, é oferecido, na Praia de Águas Belas, um aventuroso passeio de balsa 
PRAIA DE ÁGUAS Belas, no Município de Cascavel, Litoral Leste do Ceará. Recentemente, os visitantes estão fazendo uma trilha ecológica ao Morro do Bugueiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário