O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.
Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma.
- Dengue ClássicaGeralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
- Dengue HemorrágicaInicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
- Síndrome de Choque da Dengue
A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
É importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.
SINAIS DE ALERTA - DENGUE HEMORRÁGICA
1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
2. Agitação ou letargia;
3. Vômitos persistentes;
4. Pulso rápido e fraco;
5. Hepatomegalia dolorosa;
6. Extremidades frias;
7. Derrames cavitários;
8. Cianose;
9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva;
10. Lipotimia;
11. Hipotensão arterial;
12. Sudorese profusa;
13. Hipotensão postural;
14. Aumento repentino do hematócrito;
15. Diminuição da diurese;
16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
17. Taquicardia.
Fonte: Dengue - Aspectos Edipemiológico, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)
A dengue não é de brincadeira,veja alguns focos:
O MOSQUITO DA DENGUE COLOCA SEUS OVOS ONDE TEM ÁGUA ACUMULADA
CONFIRA SE SUA CASA TEM ALGUM OBJETO QUE POSSA SE 
TRANSFORMAR EM CRIADOURO DO MOSQUITO DA DENGUE.
Como eu já devo ter dito antes o mosquito da dengue se prolifera em lugares de água parada por isso o lixo pode ser um problema pois alguns tipos acumulam bastante água,veja como se previnir:

 veja o mosquito:

 A diferença do mosquito normal(popularmente conhecido como muriçoca)do mosquito da dengue basta observar se ele tem pintinhas brancas sobre seu corpo,se ele tiver, MATE,pois ele é um mosquito da dengue.

Agora respondendo a pergunta do começo da postagem,o lixo têm muito haver com a dengue,pois é nele que o mosquito se prolifera,por isso,vamos tomar cuidado.



A Reciclagem

Uma forma inteligente de ajudar a mãe natureza
A reciclagem é uma forma de reaproveitar materiais para ultilizá-los como matéria-prima de novos produtos.Esse processo além de ajudar a diminuir o acúmulo de lixo,contribui para também para diminuir o uso de recursos naturais muitas vezes não renováveis.Existem vários tipos de materiais recicláveis e se você souber quais são,pode colaborar na coleta deles,veja abaixo o que você não pode jogar nas latas de coleta seletiva:
Vidro:Espelho,lâmina,porcelana,cerâmica.
Papel,Fotografias,papéis higiênicos,etiqueta adesiva,papel carbono,fita crepe
Plástico:Cabos de panela,tomada
Metal:esponja de aço e canos.
E agora o que você pode jogar:
Vidro:todos os tipos de garrafa,copos,potes,frascos,cacos.
Papel:Jornais,revistas,caixinhas de leite,cartões,envelopes,papelão
plástico:garrafas de refrigerantes,frascos de xampu e detergente,material de limpeza,canos e tubos
Metal:Lata de folha de flanders(lata de óleo,salsicha,leite em pó,etc),lata de alumínio,sucatas de reformas.






agora que você já sabe quais materiais podem ser reciclados,é possivel organizar o lixo em sua casa.Se seus familiares jogam todo tipo de lixo num mesmo lugar,dê uma bela bronca neles e diga que(como você já sabe)que organizem os cestos de lixo com cores diferentes.
  • verde para o vidro
  • Amarelo para o metal
  • vermelho para o plástico
  • azul para o papel
Depois de separar tudo,você deve levar o lixo até o ponto mais próximo de sua casa onde ficam algumas daquelas grandes latas coloridas(acima),ou para qualquer um dos pontos de entrega voluntária,que estão espalhados em vários lugares do Brasil.O material entregue é levado para a central de triagem do departamento de limpeza urbana e é colocado em uma esteira rolante.cada tipo de material recebe um processo diferente,por isso é importantes que eles estejam bem separados antes de serem entregues.Agora é só fazer a nossa parte.
                                                                                             mais informações:
                                                                                       www.copam.com.br


Lixo também pode virar brinquedo!

 Produzir brinquedos através do reaproveitamento pode ser divertido.Com isso a criançada pode brincar e aprender a importância da reciclagem,agora aprenderemos a fazer um bilboquê.

Material
  • 1 copo de papel ou plástico usado
  • 1 folha de papel usado
  • barbante
  • fita crepe
  • Tinta guache
Como fazer
1.Amasse o papel até formar uma bolinha.
2.Passe bastante fita crepe em volta da bolinha e depois pinte
3.Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha com fita crepe.
4.Pinte o copo e faça um furinho na base.
5.Passe o barbante pelo furinho(de fora para dentro do copo),dê um nó e use a fita para fixar.
Seu bilboquê está pronto!O objetivo da brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro sem tocar nela.




E se o deserto do Saara fosse um grande fornecedor de energia limpa?

A questão da sustentabilidade do sistema produtivo vem ganhando força desde o final do século passado,tendo como marco a conferência das nações unidas para o meio ambiente e o desenvolvimento(CNUMAD),Ocorrida no Rio de Janeiro em 1992(Também conhecida como ECO-92 ou RIO-92)

 A conferência contou com a participação de chefes de Estado do mundo todo,movimentos sociais e ambientalistas,tendo como objetivo promover o debate acerca do desenvolvimento sustentável,por meio da proposta de um crescimento econômico adequado ao equilíbrio ecológico.Com o desenvolvimento técnico de sociedades através dos tempos,a demanda pelos recursos do planeta foi aumentando gradativamente,alcançando seu ápice nos dias de hoje e com expectativa de aumento futuro.No contexto do aumento da demanda por recursos naturais e da perspectiva de esgotamento de muitos destes,o planejamento energético se faz de grande importância,buscando fontes e tecnologias alternativas de produção de energia que estejam associadas a recursos renováveis que cause um impacto ambiental e social mínimo.Por outro lado,isso implica em ações políticas,nas escalas local e global,que viabilizem esse processo,uma vez que este se constitui em um interesse comum a todos.Dessa forma a perspectiva de aumentar a participação da energia solar no sistema energético mundial diminuiria a dependência de combustíveis fósseis e não renováveis,juntamente com seus impactos,possibilitando o surgimento de alguns países atualmente periféricos como agentes diretos desse cenário.


CONVERSÃO EM ELETRICIDADE
A incidência de luz solar sobre o planeta pode ser convertida em eletrecidade e abastecer mercados do mundo todo,por meio do desenvolvimento de tecnologias de distribuição em grande escala.

Observando-se esse mapa constata-se que uma das regiões do mundo onde a maior incidência de luz solar corresponde ao deserto do Saara.
Cruzando o mapa de incidência solar com mapas políticos,econômicos e sociais da África usando um sistema de informações geográficas,percebe-se que também é nessa região que há um conglomerado de países com muito baixos índices de desenvolvimento humano que poderiam de beneficiar significativamente com a produção de energia "limpa" para outros países,especialmente a Europa e,talvez,parte da Ásia.








Deserto do SaaraO Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, e oficialmente é o segundo maior deserto da Terra, logo após a Antártica. Está localizado no norte da África, tem uma área total de 9.065 000 km², sendo sua área equiparável à da Europa e dos Estados Unidos, e maior que a área de muitos países continentais, tais como Brasil, Austrália e Índia. O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Saara.








 MATRIZ ENERGÉTICA

Uma vez adotada a energia solar  como matriz energética,novas relações políticas teriam de ser adotadas,já que a maior parte dos países que possuí a quantidade de radiação solar necessária para tal,atualmente,ocupa uma posição periférica no sistema produtivo/econômico mundial.segundo a DESERTEC,o fornecimento de energia de países africanos para a União Europeia,por exemplo,traria consigo mudanças nas relações políticas e econômicas entre os envolvidos.vale lembrar o recente passado colonial e os atuais problemas de imigração podendo ser algo vantajoso para ambas as partes.


É importante observar que o Sol irradia constantemente energia,e na Terra quase todas as fontes de energia estão relacionadas indiretamente á energia solar.Tanto a energia dos oceanos,como as energias hidráulica,eólica,biomassa e de combustíveis fósseis são frutos de processos naturais motivados pela ação da radiação solar na Terra.Segundo o Atlas de energia elétrica(ANEEL,2005),a radiação solar pode ser usada diretamente como fonte de energia térmica,por meio do aquecimento de fluidos e ambientes,ou para a geração de potência mecânica ou elétrica.Outra aplicação possível é a sua conversão direta em energia elétricaconversão direta em energia elétrica , sendo os métodos mais comuns os efeitos termoelétrico e fotovoltaico. O aquecimento de fluidos se dá por meio do uso de coletores ou concentradores solares. Os concentradores solares destinam-se a aplicações que demandam temperaturas mais elevadas, como a produção de vapor — podendo gerar energia mecânica com auxílio de uma turbina e, com isso, eletricidade por meio de um gerador. A conversão direta da energia solar em energia elétrica se dá pelos efeitos da radiação sobre materiais específicos, especialmente os semicondutores.


GreenpeaceTrata-se de uma poderosa organização nãogovernamental com sede em Amsterdã, Holanda, com escritórios espalhados por 42 países. Atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazônia no Brasil), clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos e energia renovável. A organização busca sensibilizar a opinião pública por meio de atos, publicidades e outros meios. Sua atuação é baseada nos pilares filosóficos-morais da desobediência civil.

No que diz respeito à transformação da radiação solar em energia elétrica, a (4) MED-CSP Study Team (Concentrating Solar Power for the Mediterranean Region), patrocinada pelo governo alemão, informa que com a tecnologia atual de transformação energética seria necessária 1% da área total de desertos no mundo para produzir o que se consome anualmente de energia elétrica no planeta. Já segundo relatório doGreenpeace (GREENPEACE, 2009), no caso específico da Europa, seria necessário apenas 0,04% da radiação solar que incide no Saara para suprir a demanda energética do continente, o Greenpeace afirma que no caso do consumo energético mundial seria necessário o uso de 2% da área deste deserto. Todos estes dados e perspectivas de aproveitamento energético sugerem que o avanço tecnológico combinado com uma boa vontade política pode permitir imaginar um mundo sustentável e  possível  para as próximas gerações.



Essas são as mais vistas de 2010,mas agora,lembram da empresa consciente de hoje e da sua primeira empresa?agora iremos refrescar sua memória com uma matéria sobre ela:




História

Em 1966, Pierre Bellon fundou a Sodexo, em Marseille, tendo como base a experiência de mais de 60 anos da família Bellon em serviços de catering marítimos para navios de linha e cruzeiros de luxo. As operações inicialmente serviam refeições em empresas, escolas e hospitais



1968
Início das operações em Paris. 

1971-1978
A expansão internacional começa com um contrato na Bélgica.
Tem início o desenvolvimento do comércio de Administração de Locais Remotos, primeiro na África e, na sequência, no Oriente Médio iniciam-se os negócios da Sodexho Cheques e Cartões de Serviços.    

1983
Início da Oferta pública de ações da Sodexho na bolsa de Paris.  

1985-1993
A Sodexho estabelece atividades nas Américas, Japão, África do Sul e Rússia, e reforça sua presença no resto da Europa Central.  

1995
A Sodexho torna-se líder mundial no Mercado de serviço de alimentação, graças às alianças com a Gardner Merchant, no Reino Unido, e com a Partena, na Suécia. 

1997
A holding do grupo muda sua razão social para  Sodexho Alliance.
A Sodexho Alliance une forças com a Universal Services, o principal provedor de serviços de atendimento a distância nos Estados Unidos. 

1998
As ações da Sodexho Alliance são aceitas na Bolsa de Paris.
Fundação da Sodexho Marriott Services, com uma participação de 48,4% da Sodexho holding nas ações em circulação. A nova empresa é a líder do mercado norte-americano para serviços alimentares e de administração.

2000 
Albert George é nomeado Chief Operating Officer da Sodexho Alliance.
A Sodexho Alliance e a Universal Services se fundem para formar a Sodexho Universal, tornando-se o líder em administração de serviços a distância. 

2001 
Sogeres (França) e Wood Dining Serviços (E.U.A.) unem-se à Sodexho Alliance.
A Sodexho adquire 53% do capital acionário da Sodexho Marriott Services, a qual passa a se chamar Sodexho, Inc.   
  
2002  
Em 3 de abril de 2002, as ações da Sodexho Alliance  são listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque.   
    
2003  
Jean-Michel Dhenain e Michel Landel são nomeados para Chief Operating Officers do Grupo, sucedendo a Albert George.   
    
2004  
O plano de sucessão para Pierre Bellon é colocado em prática.
O Conselho de Administração anuncia que, a partir do dia 1 de setembro de 2005, o Presidente do Conselho e o Chief Executive Officer serão funções separadas.   
    
2005  
No dia 1 de setembro de 2005, Michel Landel se torna Chief Executive Officer e Pierre Bellon continua como Presidente do Conselho.
2006  
40 anos de Sodexho.
2008
A Sodexho Alliance muda seu nome para Sodexo.
Como parte da estratégia de reposicionamento global da empresa, o Grupo Sodexo promove a evolução e transformação de sua marca a partir de três grandes alterações:
• A retirada da expressão Alliance;
• A remoção da letra “h” do nome Sodexo;
• A modernização da logomarca.
2009
A Sodexo evolui o seu posicionamento e agora passa a ser:
• Soluções de Serviço On-site: anteriormente Alimentação e Facilities Management
• Motivation Solutions: anteriormente Cheques e Cartões de Serviço
2010
A Sodexo lança um grande projeto de Sustentabilidade: The Better Tomorrow Plan – O plano por um amanhã melhor.
SITE                                                    

A primeira matéria sobre a sodexo em meu Blog foi no Empresa consciente de hoje,veja o site de sustentabilidade da Sodexo.


Lembram também dos 10 desastres ambientais que marcaram 2010?se querem rever mas não acham em meu Blog procure aqui ou aqui.


até os próximos posts e que 2011 seja bem melhor que 2010 para o meio ambiente.(acho que 2010 foi um ano de desastres ambientais,quero desejar a todos que isso não aconteça novamente,também acho que 2010 foi produtivo para meu Blog apesar de ser seu primeiro ano,e espero que 2011 seja ainda mais produtivo).