- Habitat natural do soldadinho-do-araripe ganha nova unidade de conservação na chapada do araripe,no Cariri.
Na área de encosta da chapada,entre Crato,Barbalha e Missão velha,a fauna requer preservação |
Parceria
Foi exatamente na semana que se completa 14 anos de descobrimento da espécie na região da chapada que a novidade chegou a região.Órgãos parceiros como a Associação de pesquisa e preservação de ecossistemas aquáticos(Aquasis),que atua há 14 anos no Estado,tem feito um trabalho com vários técnicos em na busca da preservação da espécie.A ONG é uma das principais instituições que tem repassado subsídios para o orgão federal.
Durante o próximo ano,segundo o biólogo da Aquasis,Weber Girão,será feito todo o levantamento necessário junto com o ICMBio,no intuito de fornecer esses dados para o encaminhamento do processo que deverá ser repassado para a Casa Civil,junto ao Governo Federal.Mas até lá,diz Weber,será feito um trabalho junto ás comunidades no sentido da conscientizar e mostrar a finalidade de criação dessa unidade.
Na verdade,segundo ele,já se está fazendo esse trabalho.O biólogo ressalta que é justamente essa área onde está concentrado o maior número de aves da espécie.Atualmente,segundo a Aquasis,estão quantificados 177 casais do pássaro.isso sem contar os filhotes.
Importância
Mas para se chegar a um número que possa garantir a preservação da espécie,são necessários pelo menos 500.E que essa área não seja dividida."por isso é de grande importância a criação dessa unidade,por conta da preservação desse habitat natural da espécie",diz ele.É também a área que engloba o maior número de fontes e,consequentemente,de maior preservação de zonas de aquífero.
O limite da área a fazer parte da unidade também será debatido junto á comunidade local.Este trecho poderá chegar a 31 quilômetros quadrados ou 3100 hectares.É a estimativa dada por Weber Girão,mas esse fator está dentro do processo de discussão e de decisão junto a comunidade,já que o espaço da área de proteção ambiental(APA),da chapada do Araripe,está nas mãos da iniciativa privada,mesmo dentro de critérios de sustentabilidade.
A proposta de criação da unidade partiu de diversas entidades ligadas ao meio ambiente da região há mais de um ano.Entre elas se inclui a representação da Floresta Nacional do Araripe(FLONA), Cogerh, Semace e Aquasis. Todas as áreas tiveram a visita das técnicas Gabriela Leonhartdt, analista ambiental, e de Eliane Corbucci.
A Aquasis está finalizando o segundo plano de conservação do Soldadinho-do-Araripe. A área onde poderá ser delimitada a unidade é coroada com a existência do pássaro, a única restrita ao Estado e a mais ameaçada de extinção global.
Caso isso ocorra, será a primeira espécie globalmente extinta no Estado e segunda no Nordeste, depois do Mutum, extinto em Alagoas.
Natureza
"Esta parceria com a Aquasis tem a finalidade de criar a unidade administrativa"
Gabriela Leonhartdt
Analista ambiental
"Essa unidade fornece melhores condições para o desenvolvimento sustentável"
Weber Girão
Biólogo
MAIS INFORMAÇÕES
Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), SESC Iparana, Caucaia
http://www.aquasis.org (85) 3318.4911
ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER
Comente
fonte:diário do nordeste,reportagem:
Nova unidade vai conservar ecossistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário