pesquisa rápida

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ficha dos habitantes nativos da Oceania

                                                  ORNITORRINCO
                                          Ordem:Monotremos    
                                          Med.comprimento:30 a 45 cm
                                          Alimento principal:Peixes
                                                   Ovíparo,mamífero 

O ornitorrinco é considerado muito estranho,mas para pesquisadores,sua vida é um mistério,e sua fisionomia impressionante,como a équidna,ele pertence a ordem dos Monotremos,os animais dessa ordem geralmente possuem bico,e botam ovos,e vivem na Oceania,o ornitorrinco é muito peculiar pois possui uma série de anormalidades que os mamíferos não possuem,veja:
1.bico
2.ovíparo
3.É venenoso(Possui uma unha extremamente venenosa)
4.é uma espécie de híbrido de pato(Bico e patas),Castor(cauda)e lontra(corpo)

Ficha dos habitantes nativos da Oceania

                                               ÉQUIDNA


                                            Ordem:Monotremos
                                            Med.comprimento:30cm
                                            Alimento principal:formigas
                                           Ovíparo,Mamífero                                                           

 A Équidna é uma espécie muito peculiar de mamífero,como os tamanduás seu focinho longo ajuda a procurar formigas,também possui espinhos,diferente dos outros mamíferos é ovíparo,ou seja,nasce de ovos,já a maioria dos mamíferos é vivíparo,ele pertence a ordem dos ornitorrincos,essa ordem é tão diferente,  por causa do isolamento da Oceania.

Alguns malefícios da nova agricultura

Compactação do solo por ação de animais e máquinas,A substituição de florestas por eucalipto,etc,são malefícios da agricultura moderna.




AGROTÓXICOS

Como o símbolo e o nome já dizem,ele é muito prejudicial a saúde,veja a decomposição da palavra AGROTÓXICO:


AGRO:TERRA
TÓXICO:VENENOSO
SIGNIFICADO:VENENO PRA TERRA

Os agrotóxicos poluem as plantas,a água,o ar,o solo,os animais e até o homem!!

QUEIMADAS

As queimadas são muito perigosas elas destroem florestas,empobrecem o solo e poluem o ar,os agricultores,queimam a vegetação nativa para plantar na área,e também acreditam que por um momento o Húmus do solo fica mais rico...

COMPACTAÇÃO DO SOLO


Imagine uma casa em construção,para igualar o piso,as pessoas que morarão lá chamam um pedreiro com um "Pilão" para compactar o solo,agora imagine uma estrada sendo pisoteada por gado,e amassada por máquinas pesadas,todos os dias,aos milhares,a terra ficará tão junta que nunca será desjunta,impedindo a penetração de água nos lençóis freáticos,ficando mais duro.

O EUCALIPTO

 Há duas definições para eucalipto,uma é aquela planta que sua mãe(ou avó)dava pra você cheirar quando gripado,outra é a árvore que se retira a resina de papel,vamos falar dessa definição de eucalipto,Muitos produtores plantam essa planta a fim de lucro,plantam enormes áreas,devastando a vegetação natural,além disso,plantando só eucalipto em um terreno,praticando a monocultura,o solo empobrece e fica pouco fértil,só permitindo o plantio de eucalipto,também como no Brasil não há animais que comem eucalipto(Como pandas,coalas,etc.),nem formiga viverá lá.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Oceania,O continente inóspito

Austrália:esse é o maior país da Oceania,ocupa quase todo o espaço do continente,veja no mapa:
A seta aponta para a Austrália,a terra dos Aborígenes(Ou Aborínges,se preferir),que era o povo nativo da Oceania,Também terra de muitos mistérios,como uma pedra de areia vermelha,uma montanha vermelha,seu nome é a Ayers Rocks,que na verdade é um monolito de pedra,veja os principais pontos turísticos da Austrália:
Sydney - Além de portal de entrada para a maioria das pessoas, a cidade possui lugares muito interessantes de se visitar, com a Opera House, o Darling Harbour com aquários marinhos, shoppings, e museus, e uma visita ao outro lado da baía incluindo ao zoológico e a praia de Mainly. Uma subida na torre no centro é fundamental para se entender a cidade além da vista panorâmica, e uma visita as Blue Mountains irá proporcionar belas vistas do vale. A vida noturna em Sydney é a mais ativa de toda a Austrália.
Cairns - A cidade é pequena e sem atrativos importantes, porém as coisas para fazer ao redor são fantásticas, tais como ir até a Grande Barreira de Corais (se puder vá aos recifes de fora, porque os de dentro não tem quase nada apesar de custar bem mais barato). Ou ainda subir de teleférico até Kuranda e fazer o passeio de trem pelo vale que é repleto de cachoeiras (ambos imperdíveis). Ir e voltar à Port Douglas passando o dia lá e dando uma esticada ao Daintree National Park, considerada a floresta com maior diversividade de plantas por metro quadrado no planeta. 
Gold Coast - praias bonitas mas nada de especial exceto para surfistas e praieiros. Parques temáticos e vida noturna no bairro de Surf Paradise são muito animados. Os Parques Nacionais nas imediações são imperdíveis com muitas cachoeiras, flora e fauna para serem apreciados. 
Fraser island - muito legal com passeios pela areia em veículos 4x4. Lagoas muito bonitas e muita natureza para ver. Perto, na Sunshine Coast, Noosa é a cidade mais interessante para passar o dia saindo de Brisbane que é também uma cidade muito legal de se conhecer.
Magnetic island - Em frente de Townsville, com praias de tirar o fôlego sendo a ilha 2/3 Parque Nacional com várias colônias de Koalas para se ver no habitat delas.
Whitsundays - paraíso para os amantes de esportes náuticos com ótima vida noturna e restaurantes. A foto de helicóptero no topo dessa página é das Whitsundays.
Ayers Rocks - No coração da Austrália perto da cidade de Alice Springs. É o maior monolito de pedra no mundo e local sagrado para os Aborígenes. Todo o contexto ao redor é deserto, sendo espetacular de se visitar fazendo tours pelas imediações vendo as cores da rocha mudando ao longo do dia.
Great Ocean Road - à 3 horas de carro de Melbourne que é uma ótima cidade para se conhecer, sendo uma das preferidas dos pilotos de fórmula 1 no circuito mundial por causa da descontração da população, e pela quantidade de vida noturna e restaurantes que a cidade oferece. A Great Ocean Road vai pela beira mar, em cima de falésias, e de cima pode-se apreciar o mar e a erosão causada em monolitos gigantes de pedra dentro d'agua, chamados 12 Apóstolos. (Agora só restam 8, os demais já foram derrubados pelas ondas).
Kakadu National Park - Perto de Darwin. Um dos parques nacionais onde a vida selvagem mais abunda na Austrália. O único ponto negativo, é que ficou tão popular, que é difícil andar sozinho pelo parque sem encontrar turistas, mas mesmo assim vale a visita.
Tasmânia - Um dos lugares mais bonitos da Austrália, e que de certa forma lembra as paisagens da Nova Zelândia. Bastante provinciana, com cidades pequenas e gostosas. A natureza é o ponto alto, com praias espetaculares apesar da água fria. As montanhas e lagoas são espetaculares por sua beleza e vida selvagem, sendo que as ruinas dos presídios da época em que traziam convictos para a Austrália, estão parcialmente em pé, e são muito interessantes de se visitar.
 Fonte:Portal Oceania
A Austrália tem em seu redor a magnífica barreira de corais que impede a entrada de navios por um lado do país!A Oceania é um continente de animais diferentes,como o Koala,o Kanguru,o Ornitorrinco,etc.
Essa diferença de fauna se deve ao isolamento,Como Madagascar,a Oceania,por ser afastada dos outros continentes possui uma flora e fauna diversa e espetacular! 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Principais ecossistemas brasileiros-série de matérias de 10 capítulols

O Brasil possui 10 ecossistemas principais,embora ameaçados são muinto importantes na vida do planeta,vamos postar aqui uma série de postagens sobre estes ecossistemas:



A)Floresta Amazônica
Estende-se para além do território nacional Brasileiro,Com chuvas frequentes e abundantes.Apresenta flora exuberante,com espécies,como a seringueira,o guaraná,a vitória-régia,e é habitada por inúmeras espécies de animais,como o peixe-boi,o boto,o piracuru,a arara azul,etc...Para termos uma idéia da riqueza da biodiversidade desse ecossistemas,ele apresenta,até o momento,cerca de 1,5 milhão de espécies vegetais identificadas por cientistas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Peça sobre o meio ambiente

Esta peça será apresentada na escola Azarias Fernandes:


Personagens:(Arvore,meninos,pessoas da cidade,guarda,coronel)
Cenários:Vila e floresta

Ato 1
(aparece os figurantes)
(è improvisado um Diálogo anti-ambiental)
Os meninos entram bruscamente pelo meio do povo)
Pessoa 1:Mal educados!
(há uma venda de nome venda da vila capoeirão dos tucanos)

Chico:Bora!Se ocê se atrasá os pexe vão imbora.
Zé:(cansado):Calma chico,tô cum fome!
Chico:Lá nois come as goiaba!
Zé:Tamém to apertado pra i na casinha
Chico:Ocê fais isso lá na moita,Bora!
(Correm até uma cerca)
Chico:Zé,ocê já viu isso aqui?Uai!
Zé:Não!Só me alembro da praca “froresta dos tucano amarelo”,Chico!
Voz:Daqui ocês num passa!
(os meninos se assustam)
Meninos(tremendo e abraçados):Valei-me minha nossa sinhora,é o curupira!

Cai o pano

Ato 2
(passa-se na floresta)

Guarda(aparece de trás de uma moita):Uai!Eu num sô lenda!
Zé:discurpa,nóis num sabia,mas óia,pru que nóis num pode pasá?
Guarda:Essas terra são do coroner Timóteo,ele vai quemá pra prantar algodão.
Meninos(brabos):Ele não pode fazê isso!
Guarda:pode sim,essas terra são dele,saiam o eu chamo os pai docês.
(os meninos fingem que saem,o guarda sai de cena,os meninos entram chutando pedras e resmungando)
Homem sentado em uma pedra:O que aconteceu para tanta brabeza?
Chico:Tamo brabo cum coroner timóteo!
Zé:É,ele nus proibiu de brincá aqui!!
Homem:Bem,eu sou...Jorge,mas voltando ao assunto,ele tem o direito de fazer o que bem entender dessas terras pois são dele...
Chico:Não!veja,O meu primo Zeca mora na cidade,lá o ar é tam sujo qui num dá pra respirá,as água dos rio tão poluída qui não dá pra nadá,não há quase nenhuma arvre para purificá o ar,só prédio.
Jorge:Sim,mas Deus deu a inteligencia ao homem para fazer o que quiser!
Zé:sim,mas isso já é outo ponto de vista,nos deu a isperteza,mas não pre distruí as obra dele.
Chico:Como é qui pode arguém possui as terra qui são di todos e di deus?Para que não é a natureza si não para admirá e pros animal viver.
Zé:SE ocê num querdita pregunte praquela arvre!
(Ele olha para a arvore,vê ela com uma placa dizendo:”Merecemos Respeito” e se assusta)
Arvore:É,não podem nos queimar vivas como fizeram com a pobre Joana D'arc.
Arvore:E o mundo está pequeno pra tanto lixo.
Arvore:E o ar tão sujo que nós,Arvores estamos tendo um trabalhão para purifica-lo,conheço arvores encarquilhadas antes do tempo!
Zé:Nois sabemo!
Chico:pois é!
Arvore:Aqui há Arvores muito velhas,como minha avó.não acredito que vão querer queimar ela,é como dizem:”Muitos clamam as queimadas das árvores mas poucos clamam à plantar mais”Lady Daiane,2011,concurso de frases ambientais!Se eu fosse você olhava o site ongazarias.blogspot.com para ver como é que se deve tratar minha Família!
Meninos:Família?
Arvore:É,as outras arvores,o Blog ensina a respeitá-las!
Meninos:Blog?
Jorge:É,site.
Arvore:Sim...por isso vamos...UAAAAHHH!...preservar...ZZZ

cai o pano.

Ato 3

Chico:Nóis nem sabia como era tarde onti né zé?
Zé:Pois é...
Chico:Vamo dá uma olhada na froresta pela urtima vez,quem sabe nóis tem sore e tem uma urtima prosa ca dona arvre!
(Caras de supresa,Encontram uma placa dizendo “Reserva natural dos tucanos amarelos”.)
Zé:Qui é isso?
Guarda:pois é,o Coroner timóteo falou co IBAMA pra torná as terra dele uma reserva naturar,podem ir Brincá!
Meninos:ÊÊÊÊ!BORA FALA CA ARVRE!
(saem de cena,entra Jorge)
Guarda:Coroner Timoteo,ocê é um santo,si onde será qui ocê tirô essa ideia alumiada?Meu Deus!
Jorge(que foi descoberto que era o coronel)pisca o olho pra platéia.
Cai o pano
Apresentações

Prefeito:Hoje é o dia municipal das APPs(áreas de preservação permanente)!O dia da inauguração da reserva do Coronel Timóteo se tornou a data.As terras dele iam ser queimadas para plantar,mas graças a boa iniciativa dele isso não aconteceu
(Entra o coronel)
(os meninos olham-se surpresos)
Todos da peça apresentam algo

Agradecimentos”